Resenhas

As impressões sobre o álbum: “GUERRA 1939-1945”

“GUERRA 1939-1945 é uma introdução excelente para quem quer saber mais acerca do assunto. Uma HQ que deveria estar presente nas bibliotecas de todas as escolas do país.”
Pipoca E Nanquim – Quadrinhos e Cinema

“Julius mostra o ponto de vista lacônico de soldados, em suas palavras perdidas, como se os narradores descrevessem os próprios minutos finais.(…)E por todas as páginas se sente uma visão sem clichês, sem tomar partido e sem apontar certos e errados…e acima disso tudo: Uma sincera e ríspida qualidade.”

Júlio Kirk – Blog Bacon Frito


“Em ‘GUERRA 1939-1945’ o texto, ainda que de forma urbana, é poético, e imprime ao que deveria ser meros relatos, a tentativa de se aprofundar nos sentimentos e motivações de cada personagem, “puxando” o leitor para as histórias(…) e o autor teve a sensibilidade de compreender isso ao retratar o pior momento da Segunda Guerra Mundial (…) A Conrad fez uma bela edição, com capa cartonada e papel simples. Nos extras, vários esboços de cenas e personagens. O que deve agradar aos fãs mais exigentes.”
Leandro Lorusso – Universo HQ


“Julius em ‘GUERRA 1939-1945’ vira de cabeça pra baixo o conceito de HQ. É história em quadrinho ou é livro ilustrado? É HQ ou crônica realisticamente desenhada? Esse diferencial o qualifica e abre espaço pros quadrinhos nacionais (inéditos) não cômicos dos cartuns e das tirinhas de jornal.”

Arthur Maciel Rios – Cartunista e leitor de HQ

“O traço em alto contraste de Julius Ckvalheiyro humaniza os dramas dos soldados que lutaram e morreram, não importando o lado, durante a II Guerra Mundial… acerta ao tornar semelhantes os dramas de todos os envolvidos na guerra. Não há espaço para heróis, apenas para vítimas, sejam eles russos, franceses, alemães ou japoneses…”

Dellano Rios – Diário do Nordeste

“‘GUERRA 1939-1945’ é uma graphic novel ambiciosa… que impressiona pelo olhar crítico de como seu traço grosso de namquim vê as dolorosas cenas da guerra. Uma narrativa poética, assombrosa…onde somos transportados para a mente de soldados e civis na guerra.”

Ernesto Barros – Jornal do Commercio Recife

“A vontade didática de informação de ‘GUERRA1939-1945’ se funde com a inovação mostrada em sete capítulos de prosa histórico-literária mesclada com poesia subjetiva, nutrida a fundo em um arsenal histórico e filosófico consistente. O branco da bomba atômica e o negro do campo de concentração mostram a obsessão pelo realismo de seu traço.”

Pedro Maciel Guimarães – Folha de São Paulo

“Não são histórias de guerra, são poesias gráficas sobre o ser humano, seus valores, sua beleza e o tamanho de sua crueldade.Ckvalheiyro conseguiu com isso produzir um gibi belíssimo sobre a maior tragédia da história da humanidade, de forma séria, didática e – principalmente – estética e artisticamente impecável.”

Lillo Parra – Quadro a Quadro

“Seu domínio de enquadramento e de composição de sombreamento é magnífico. Sua arte desafia o clichês, sobretudo, o clichê cinematográfico. Pois ela oferece uma composição visual emancipada do padrão de narrativa típico de nossa visão sobre a II Guerra. Visão que a apresentada como a sucessão de duas fases: (1) uma escalada de “dominação maléfica” (nazistas) que foi vencida (2) por uma altruísta “superação heróica” (aliados). Sua seqüência não reporta o leitor para um filme de ação e não polariza a narrativa em tons maniqueístas. O alto contraste e a predominância universal de sombras mandam um recado claro: independentemete da reputação de “mocinhos” e “vilões”, todos os envolvidos estavam mergulhados numa época trágica, numa mesma experiência de esgotamento de um modelo de sociedade. Era dramático para todo mundo, em todos os lados das fronteiras. A arte recupera o que foi a experiência da guerra para os próprios contemporâneos: os alemães não eram conquistadores impassíveis e arrogantes, os norte-americanos não eram paladinos descolados da liberdade lutando pela paz mundial. Não. Todos eram cúmplices da mesma era trágica. Basta ler a literatura do período – tanto do Eixo, como dos aliados – para perceber este sentido que vc restaura. E isso não se vê por aí, especialmente em material de circulação comercial. Sendo franco, a arte é brilhante. Vc tem um material de primeira nas mãos.”

Leandro Rust – Doutor em História UFF
Universidade Federal do Mato Grosso
Programa de Pós-Graduação em História

“A HQ ‘GUERRA 1939-1945’ de Julius parece incorporar essa sensação
de caos, com desenhos mais ou menos impressionistas, que não oferecem uma
apreensão imediata do que acontece no quadro. É preciso investigar a página em
busca de sentido, se afastar do desenho para perceber nuances, um tipo de
exercício para o olhar, recompensado com uma representação forte do sufoco da
guerra.”

Hugo Viana – Folha de Pernambuco

“Com “GUERRA 1939-1945″, Julius conseguiu atingir e atingir muito bem seu objetivo: um álbum excelente que reúne a perspectiva das histórias em quadrinhos com um detalhado e ilustrativo mapeamento histórico do período da Segunda Grande Guerra e segue nessa toada: historiar, através de uma sequência de histórias que acompanham cada ano dessa tragédia humana, sob diferentes perspectivas através de uma narrativa crua, direta e sem rodeios, permitem realmente viajar (no melhor dos sentidos) ao que esá sendo retratado em preto-e-branco, particularmente outro mérito do autor e da Conrad, editora que publicou o Álbum.”

Ben Hazrael – Historiador, Politólogo e escritor de FC Cabaré das Idéias

“Tive a oportunidade de olhar sem pressa a obra (quase sempre lacrada em bancas) e o que vi me deixou muito orgulhoso: a HQ possui um visual similar ao de Sin City (talvez melhor) e as cenas retratam com fidelidade – baseadas em fotos – alguns acontecimentos do conflito. Imperdível…”

Franz Lima – Leitor

“Comprei a HQ Guerra 1939-1945 e como professor de História eu me sinto orgulhoso por adquirir uma obra tão espetacular. Sua contextualização da guerra é melhor que a dos livros didáticos. Será uma honra utilizá-la em sala de aula.”

Vinicius Araujo de Oliveira – Professor de História

Voltar ao topo…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s